terça-feira, 21 de agosto de 2012

Perguntas e respostas sobre a micose de unha.

Perguntas e respostas sobre a micose de unha

Saiba como se cuidar e veja dicas de especialista no assunto.

Curtir um bom final de semana na praia ou em um parque aquático com os amigos pode ser evidentemente muito prazeroso. Se rolar uma sauna melhor ainda, porém o que muita gente não sabe é que o excesso de umidade entre as unhas e a pele pode causar riscos à saúde e o maior deles neste caso são as micoses.
De acordo com a dermatologista Annia Cordeiro Lourenço as micoses de unha são infecções causada por fungos e podem ser contraídas pela umidade da própria pele ao andar descalço em pisos úmidos ou mesmo calçando meias e sapatos com umidade inadequada. Outro tipo de contágio comum pode ser por utensílios de manicure. "O desenvolvimento da doença depende das condições da pele da unha. Se os pés estão sempre úmidos ou se a unha está descolada por algum trauma, já pode haver uma maior probabilidade de o fungo ter contato com a pele e ali se desenvolver", explica a especialista.
Também opina sobre o a assunto a dermatologista Natalia Cymrot: "Os principais ambientes de contágio são locais públicos como praia, vestiários, piscinas, saunas e até mesmo em casa, quando há mais alguém contaminado", alerta.
Segundo Natalia a micose deixa na maioria das vezes algumas alterações de cor nas unhas, podendo apresentar aparência esbranquiçada, amarelada ou esverdeada. A unha também pode ter aumento de espessura.
Causas, cuidados, tratamentos
Confira as principais perguntas e repostas respondidas pelas especialistas. Vale lembrar que somente um diagnóstico preciso, feito por um médico dermatologista vai revelar se realmente existe contaminação. Quais os comportamentos que ajudam a evitar micoses? Secar-se bem após o banho, na virilha, entre os dedos dos pés, evitar roupas apertadas ou sintéticas, preferir roupas íntimas de algodão e não andar descalço.
Quais os desdobramentos mais graves aos quais uma micose pode levar? Se não tratada, pode tornar-se um problema mais grave. O quadro pode evoluir para infecções mais complexas como a erisipela - infecção bacteriana que pode propagar-se pelos vasos linfáticos. A micose de unha deixa uma porta aberta também para outras infecções bacterianas, principalmente em pacientes diabéticos. Além disso, trata-se de uma doença contagiosa, que pode afetar outras unhas e a pele de qualquer região do corpo da própria pessoa e de outras. Por esses motivos deve ser sempre tratada.
Quais são os tratamentos mais comuns? Antifúngicos via oral, tópico em esmalte, alguns tipos de luz e lasers que exterminam os fungos através de aquecimento. Os tratamentos são simples, mas exigem persistência, pois podem ser longos, durando desde dois meses até um ano.
Remédios caseiros funcionam? Não funcionam e devem ser evitados. Ao tentar o uso de medicamentos caseiros, deixa-se de lado o tratamento que irá fazer efeito.
A unha afetada com a micose pode cair? A unha pode cair sim, mas não é o mais comum.
Ao notar a micose, qual profissional procurar? O dermatologista, sempre.

Nenhum comentário:

Cursos 24 horas

Cursos 24 horas, o caminho para o seu sucesso!!

Gadget Redes Sociais no blog

Orkut Twitter Facebook Google +